Turismo corporativo: um mercado em expansão

Para Juliana Maia, sócia-proprietária da Personalize Turismo, Credito: divulgação

Imagine então em números, quanto uma empresa gasta com despesas de viagens de seus funcionários. Dados divulgados pela ABGEV – Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas, mostram que o mercado de viagens corporativas no país tem movimentado bilhões de reais nos últimos anos.

Em 2007, foram R$ 16,35 bilhões. Em 2008, com um aumento de 6,78%, o turismo corporativo obteve um faturamento de R$ 17,46 bilhões, segundo a ABGEV, que espera que esse aumento seja ainda maior em 2009.

Com 13 anos de experiência no setor, Juliana Maia, diretora comercial e sócia-proprietária da Personalize Turismo – agência especializada em turismo corporativo, concorda. Para ela “o mercado de viagens corporativas encontra-se em franca expansão, com promessas cada vez maiores de crescimento, graças, principalmente ao acesso facilitado à internet que proporciona mais produtividade do executivo em trânsito”.

DESPESA OU INVESTIMENTO
Os gastos relacionados às viagens corporativas representam hoje uma das principais despesas de uma empresa, chegando a ocupar a segunda ou terceira posição na planilha de custos.

No entanto, segundo a sócia-proprietária da Personalize Turismo, Juliana Maia, essas despesas passam a ser vistas como um investimento, como parte do negócios, e como conseqüência, a gestão dessas viagens ganha relevância.

Cada vez mais as empresas valorizam os profissionais especializados na otimização dos gastos com viagens corporativas, e agências passam a se especializar neste tipo de turismo.

Em Curitiba, estima-se que cerca de 5% das agências de viagens se encaixam neste perfil. A Personalize Turismo, inaugurada em abril de 2009, é uma delas, e apesar do pouco tempo de mercado, já conquistou uma importante carteira de clientes, como Novozymes, ViaLandauto, IESDE, HDS Sistemas, Expotrade, Steel Lux, Autotrac – 3W, além de ser a agência oficial da 9ª Feira de Gestão da FAE, que começa no próximo dia 28.

Além da demanda pelo turismo corporativo ser uma realidade e justificar em parte o sucesso da Personalize, Juliana acrescenta que investiu em inovação e na experiência de profissionais de sucesso em suas áreas de atuação para que o negócio desse certo. “De uma simples ponte aérea a uma complexa viagem ao exterior, buscamos exceder as expectativas dos clientes, garantindo segurança, conforto e preços competitivos”, explica Juliana.

OTIMIZANDO GASTOS
Uma das prioridades de uma agência de turismo corporativo, senão a maior, é a otimização dos gastos com viagens. Manter a qualidade e o padrão das viagens corporativas otimizando os custos do cliente é um dos grandes desafios das agências de turismo corporativo, que tem toda uma política para alcançar resultados.

A sócia-proprietária da Personalize Turismo, Juliana Maia, garante que “entrar em contato com a cadeia produtiva do turismo buscando acordos e parcerias é fundamental na redução de custos de um cliente”. Para ela organizar as viagens e os eventos corporativos de maneira eficaz, selecionar fornecedores capazes de estabelecer acordos comerciais com a melhor relação entre custo e benefício para os clientes e respeitar as políticas internas e de viagens da empresa, são fundamentais para o sucesso de uma agência de turismo corporativo.

UMA COISA LEVA A OUTRA
O rol de serviços que uma boa agência de turismo corporativo oferece é maior do que se pode imaginar.

A Personalize Turismo, por exemplo, além das viagens corporativas, atua na organização, produção e gestão de eventos corporativos – como convenções de vendas, lançamentos de produtos e festas de confraternização. Organiza viagens de incentivo, “que ajudam a dar ânimo à equipe a partir do estabelecimento de recompensas pelo cumprimento das metas”, define a sócia-proprietária Juliana Maia.

O turismo de lazer também faz parte dos serviços prestados pela Personalize. A sócia-proprietária Juliana Maia, explica que é uma conseqüência do turismo corporativo, já que é uma continuidade do trabalho prestado o ano inteiro. “Muitos clientes passam o ano inteiro viajando com a gente a trabalho e quando chega a hora de tirar férias com a família nos procuram e nossa equipe faz questão de atender com a mesma qualidade que atua no corporativo”, diz.

Serviço:
PERSONALIZE TURISMO
Rua Visconde do Rio Branco, 1358 – Loja 07 – Centro
Telefone: 41 3095.2255

Ruy Barrozo Comunicação & Marketing
(41) 3023-2069

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *