Saúde

Ação oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes de Curitiba

Resultado de parceria público-privada, atendimento integra o Projeto Criança e Adolescentes Protegidos, com objetivo de promover a saúde ocular de estudantes

Cerca de 60 estudantes de Curitiba serão atendidos nesse sábado, dia 7, com exames oftalmológicos gratuitos. Trata-se de mais uma etapa de um projeto pioneiro no país, resultado de uma parceria público-privada, que teve início em 2017, com objetivo de promover a saúde ocular de estudantes de escolas públicas do Paraná. O atendimento envolve crianças e jovens de um colégio do CIC, que passaram por uma triagem, e que agora fazem exames mais detalhados para prescrição de óculos, também sem custo para as famílias envolvidas no projeto.

A ação integra o Projeto Criança e Adolescentes Protegidos e envolve a Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, O Tribunal de Justiça do Paraná, O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e outras secretarias de Estado. No protocolo de intenções firmado ano passado, a proposta era promover este tipo de atendimento em 38 cidades que integram o programa Paraná Cidadão e UPS-Cidadania.

Para o presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Marcello Fonseca, ações sociais que promovam cidadania são de extrema importância. “Vamos dar oportunidade às crianças e aos adolescentes que precisam e que sofrem com qualquer enfermidade ocular, levando esses atendimentos e os devidos encaminhamentos para algum exame mais especifico”, afirmou.

O secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia, Arthur Schaefer, destacou a importância social desse trabalho projeto. “Sabemos que muitas crianças e jovens enfrentam dificuldade de alfabetização que na verdade são resultado de alguma dificuldade visual. Cerca de 20% dessa população estudantil deveria usar correções óticas e não o fazem por falta de oportunidade, por falta de atendimento”, diz Arthur Schaefer.

Para viabilizar o programa, as diretorias da APO e CBO envolveram empresas da iniciativa privada, para a arrecadação dos óculos que vêm sendo doados aos estudantes. Nesta etapa, o Laboratório Hoya e a Ótica Lens são os patrocinadores da ação. As consultas e exames desse sábado acontecem na Clínica Schaefer, a partir das 8h30. “Além do trabalho dos oftalmologistas, é importante destacar essa parceria com a iniciativa privada é benéfica para a saúde ocular das crianças e sem a mesma não seria possível viabilizar o projeto”, destacou Arthur Schaefer.

Serviço
Clínica Schaefer Oftalmologia e Neurologia
Site: http://schaefer.com.br/noticias
Face: https://www.facebook.com/aclinicaschaefer
Oftalmologista Arthur Schaefer (CRM 22.204)
Endereço: Avenida Getulio Vargas, 2932, Água Verde, Curitiba/PR
Fone: (41) 3027-3807

Colunas

Curitiba recebe exposição fotográfica de Marina Klink

Registros da Antártica representam o olhar significativo da fotógrafa sobre as riquezas naturais do planeta

Continue lendo

Síndico erra, todos pagam

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projeto incentiva o hábito da leitura

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto dá dicas de decoração da casa para o fim de ano

Dependendo do tamanho do imóvel, é possível fazer uma reforma mais elaborada

Continue lendo

Lançamento do livro “Reflexões de Clodoaldo”

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Súmula confirma convenção

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017