Economia

Números dão sinais de crescimento do mercado em 2018

Resultados foram apresentados para jornalistas de Curitiba em café da manhã

Apesar de o PIB da construção ter amargado uma queda de 6% este ano, os números macroeconômicos dão sinais de que em 2018 o País entrará em um novo ciclo de crescimento.

Um dos fatores importantes para esta expectativa foi a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, ficando em 7% ao ano, menor nível na história. Essa é a décima queda consecutiva, podendo chegar 6,5% no início do próximo ano.

“Já tivemos outros momentos com patamares parecidos, mas de maneira artificial, não de forma sustentável como nos dias atuais, com uma inflação na casa dos 3%. Ou seja, são índices macroeconômicos que levam ao investimento real”, destaca o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema.

Outro fator importante foi a aprovação da Reforma Trabalhista, que vai incentivar a formalidade ao estimular a produtividade, combatendo a ociosidade, que é um dos grandes problemas que enfrentamos hoje. “A prevalência do negociado sobre o legislado diminuirá a quantidade de litígio, o que também é extremamente benéfico ao aumento da produtividade, principalmente no setor da construção, que depende muito da mão de obra”, salienta.

Estes vetores econômicos já refletiram positivamente em alguns dados importantes: o Índice de Confiança da Indústria da Construção, elaborado pela FIEP, subiu 7,9 pontos no mês de setembro de 2017, elevando-se para 59,2 pontos.

Dados do PIB (IBGE) apontam que os investimentos cresceram 1,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, sendo o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda ou estabilidade.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017