Cultura

Exposição "Aurora Boreal" é destaque na programação do Outubro Rosa da CAA/PR

Brilho, nuances e cores são marcantes nos quadros que a artista visual Fernanda Alonso mostra no Espaço Cultura do Edifício Maringá, no centro de Curitiba

Tradicionalmente, a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná organiza uma programação especial dedicada à conscientização das mulheres em relação ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa contribuir para a prevenção e sua importância pode ser ilustrada com números. Em 2018, pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima quase 60 mil novos casos da doença no Brasil; no Paraná, a previsão é de 3.730 novos registros.

As ações desenvolvidas por várias instituições no Outubro Rosa têm como foco central a prevenção do câncer de mama e orientam sobre a importância do autoexame e mamografia. Também recomendam manter hábitos saudáveis, realizar atividades físicas e incluir alimentação equilibrada no cardápio. É neste contexto, que a CAA/PR planeja suas atividades. Na programação deste ano ganha destaque a exposição “Aurora Boreal”, da artista visual Fernanda Alonso, com abertura marcada para a próxima terça-feira, dia 9 de outubro, no Espaço Cultura do Edifício Maringá, no centro de Curitiba.

Ao mesmo tempo em que o brilho, nuances e cores marcam os quadros da artista visual, o trabalho revela sensações e percepções carregadas de simbolismos e significados. Fernanda Alonso conta que enfrentou um câncer de mama e seguir o caminho da arte foi fundamental para superar o tratamento e chegar à cura. “Quando diagnosticada, percebi como nós somos frágeis e que a vida é muito curta para fazermos aquilo que não nos realiza”, sublinha. “Então, tive coragem de deixar para trás a arquitetura e urbanismo, minha formação profissional, e me dedicar integralmente à pintura”, confessa. “A doença me levou a buscar coisas que me fizessem feliz”.

Fernanda acredita que suas obras terão um impacto positivo no pensamento e no espírito das mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama como tiveram para ela. “Creio que os meus quadros, apesar das formas abstratas desenhadas nas telas, são capazes de manifestar bons sentimentos em relação à vida e traduzir por meio das cores e texturas o equilíbrio que temos que ter para seguir em frente”. E, portanto, prossegue, “a exposição se alinha aos propósitos das ações desenvolvidas pela CAA/PR neste Outubro Rosa, de alertar e conscientizar sobre a importância da prevenção”.

Além disso, por meio de sua arte, Fernanda quer passar uma mensagem otimista, “pois somente quem superou um câncer tem a certeza de ter se tornado uma pessoa ainda mais forte e feliz”, revela. Para ela, “as marcas do tratamento nunca irão sumir do nosso corpo e alma, mas precisamos transformá-las em lembranças de um momento de nossas vidas em que nos faz refletir sobre toda nossa trajetória, e daí percebemos que a vida é uma só e que viemos ao mundo para sermos felizes”.

Arte abstrata

Natural de Curitiba, Fernanda começou a pintar telas aos oito anos de idade, mas foi após a doença que passou a dedicar-se mais à arte. De acordo com ela, as texturas e cores formam movimentos análogos ao fenômeno atmosférico que acontece no hemisfério Norte da Terra, conhecido como aurora boreal. Ela já experimentou diversas técnicas e estilos, mas se apaixonou pelo expressionismo abstrato, sendo inspirada pelas obras de Mark Rothko. As nuances cromáticas dos quadros desta série de obras resultam em uma explosão de cores que encantam aos olhos.

Acesse http://www.fernandaalonso.com.br/ para saber mais sobre os trabalhos de Fernanda Alonso.

Serviço:
Exposição “Aurora Boreal” de Fernanda Alonso
Abertura: terça-feira (09 de outubro), às 19h
Espaço Cultura do Edifício Maringá
Rua Cândido Lopes, 146 – Centro

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017