Cidade

Procurador do Paraná lança livro sobre gestão de obras públicas dia 23 de fevereiro

Livro de autoria de procurador do Estado Hamilton Bonatto é baseado em jurisprudência do Tribunal de Contas da União e de outros tribunais

“Governança e Gestão de Obras Públicas: do planejamento a pós-ocupação” é o novo livro do procurador do Estado do Paraná Hamilton Bonatto, associado da APEP, publicado pela Editora Fórum. O lançamento acontece no dia 23 de fevereiro, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, seguida de sessão de autógrafos. O prefácio da obra é assinado por Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

No livro o autor trabalha com a perspectiva de que gestão é a materialização da governança e a governança é a fonte inspiradora da gestão, mesmo que, pelo fato de a primeira ser mais abrangente que a segunda, haja uma relação de continência, de tangência, e outras ainda, de intersecção entre ambas.

O livro proporciona uma nova visão de governança de obras públicas, centrada nos procedimentos dos órgãos e entidades que são responsáveis pela execução dos empreendimentos públicos, e não a partir do poder sancionatório do Estado pelos fundamentos teóricos e práticos ditados pelos órgãos de controle externo.

Por outro lado, o estudo da gestão de obras é baseado essencialmente na jurisprudência do Tribunal de Contas da União, e de outros Tribunais, em um apanhado de decisões mais significativas a respeito de obras e serviços de engenharia, seja para corroborar com seus argumentos ou para contrapor suas posições.

O Regime Diferenciado de Contratações e as obras e serviços de engenharia nas empresas estatais também são abordadas pelo autor. Ao final, apresenta o uso da tecnologia Building Information Modeling (BIM) como uma ferramenta fundamental para a governança e gestão de obras públicas.

SOBRE O AUTOR: Procurador do Estado do Paraná, formado em Engenharia Civil pela UFPR, Hamilton Bonatto é licenciado em Ciências e Matemática pela FAFIPAR – Paranaguá, especialista em Direito Constitucional, pela UNIBRASIL; em Construção de Obras Públicas, pela UFPR; em Ética e Educação, pela FACSUL; e em Advocacia Pública, pelo IDDE. Já teve outras obras lançadas como o livro “Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia”, pela Editora Fórum. É autor de coletânea com 10 “Cadernos Orientadores para Contratação de Obras e Serviços de Engenharia - Edificações” e também do livro “Contratação de Obras e Serviços de Engenharia”, publicado pela UEPG.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017