Pinheirinho-Carlos Gomes é o primeiro ônibus do novo eixo de transporte Linha Verde

A manhã do sábado, 9 de maio, foi de comemoração no Terminal Pinheirinho com a inauguração, pelo prefeito Beto Richa, da primeira linha de ônibus da Linha Verde. A nova linha sai do terminal e vai até a praça Carlos Gomes, no Centro. Moradores da região e usuários do sistema de transporte, além de autoridades municipais, vereadores e deputados participaram, ao lado do prefeito e da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, da viagem inaugural do primeiro ônibus da Linha Verde, a maior obra de expansão do sistema expresso nos últimos 30 anos.

 

O prefeito Beto Richa foi o primeiro passageiro a embarcar no ônibus prefixo GR 033, na rua Lourenço Pinto, ao lado da praça Carlos Gomes

“Esta é uma obra que foi possível graças à contribuição valorosa de todos os nossos funcionários e colaboradores. Esta é uma cidade que orgulha a todos, e que o Brasil inteiro reconhece por sua qualidade, sua capacidade de inovar. Estamos inovando mais uma vez, trazendo mais agilidade ao nosso sistema de transporte, não só com a Linha Verde, como também os 900 novos ônibus que renovaram a frota, e as canaletas que permitem ultrapassagem e a operação simultânea dos expressos e dos futuros Ligeirões”, disse o prefeito.

Richa anunciou já ter recebido sinal verde para novo financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Agência Francesa de Desenvolvimento para a segunda etapa da Linha Verde, que estenderá o novo eixo de transporte até o Atuba. São conquistas, disse ele, obtidas com o apoio da população que, em Curitiba, participa de fato da administração municipal. “Aqui, orçamento participativo não é retórica”, afirmou, lembrando que está diariamente nos bairros, verificando o andamento das obras, conversando com moradores e participando de audiências públicas. “Este é o respeito ao sagrado direito do cidadão de escolher onde ele quer ver seu dinheiro aplicado”, afirmou.

O presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Marcos Isfer, disse que a inauguração da linha Pinheirinho-Carlos Gomes é um novo marco na história do transporte da cidade. “Quatro momentos marcam de forma definitiva a história do nosso transporte. A implantação das canaletas, em 1974; a entrada em operação dos ônibus articulados e dos biarticulados, na década de 80, e, agora, a implantação deste sexto eixo de transporte, esta moderna avenida, com uma nova linha de ônibus, trazendo transporte e desenvolvimento econômico e social para toda esta região, com benefícios para a cidade inteira”, disse.

Perfil da nova linha

A linha Pinheirinho-Carlos Gomes terá uma frota de 14 veículos especialmente projetados para Curitiba. Menos poluentes, mais seguros e confortáveis, os ônibus vão percorrer a Linha Verde até a Marechal Floriano, seguindo em direção ao centro. Com uma freqüência de quatro minutos, eles vão atender inicialmente, 32 mil pessoas, aliviando a demanda sobre o Eixo Sul, o mais carregado do sistema, com 260 mil passageiros/dia.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017