Arquitetura & Decoração

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Você passa um dia inteiro organizando a casa e algumas horas depois nota que o caos está presente novamente? Vê toda aquela bagunça espalhada e não sabe bem como organizar tudo? Não se desespere, isso é algo muito comum e talvez o que você precise é de um pouco de calma e evitar alguns hábitos para fazer com que o processo de organização se torne mais fácil. Preste atenção ao seu redor e nas tarefas de organização do dia a dia e otimize a arrumação de sua casa com esses conselhos.

Para que a organização seja efetiva e duradoura é importante ter espaços definidos para guardar as coisas. Ter esses espaços facilitará na hora de arrumar a casa, tornando a rotina mais fácil, e ajudará a manter a organização por mais tempo. Manter as coisas em seu lugar melhora o aspecto geral da casa.

Deve-se ter em conta, ainda que seja um pouco óbvio, que quanto mais coisas tivermos para guardar mais fácil a bagunça poderá se formar. Antes de comprar seja consciente e analise se realmente precisa e principalmente se tem onde guardar.

Tarefas realizadas pela metade costumam criar áreas bagunçadas pela casa e se transformar em uma bola de neve. Portanto, centre-se em terminar todas as tarefas que começou, ou pelo menos organizar tudo antes de deixá-las para depois.

É preciso definir uma ordem na hora de realizar a arrumação. Ou seja, cômodo por cômodo, guardando tudo o que está fora do lugar, jogando fora o que não serve e por fim limpando e higienizando tudo. Com essas tarefas realizadas pense na necessidade de comprar caixas, cestos e baús para organizar, assim ficará mais fácil enxergar as reais necessidades de armazenagem e definir a quantidade e tamanho dos compartimentos que você precisa.

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica. Para fazer com que o processo funcione no dia a dia é preciso criar uma rotina de organização, para que você e sua família saibam o que fazer a cada momento do dia e em cada cômodo. Dessa forma a organização passará a ser vista como algo mais natural e comum na rotina.

Não existe uma arrumação que perdure sem o acompanhamento de uma limpeza geral e bem feita realizada de tempos e tempos. Uma boa faxina geral deve ser realizada uma vez ao mês e abranger todos os cômodos da casa, chegando a todos os cantinhos e, se possível, contar também com um bom desapego de tudo o que você não usa mais.

Deve-se ter a consciência e aceitar que ter uma pequena bagunça espalhada em alguns momentos do dia é algo normal. Encarar esse fato de maneia natural, sem estresse em família e focando no fato de que a rotina de organização que você criou está aí para isso. Antes de mais nada o que importa é viver confortavelmente e feliz em casa e, claro que, isso também significa viver em um lugar limpo e organizado.

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017