Arquitetura e decoração contribuem para segurança de idosos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa – considerada acima dos 60 anos – deve dobrar até 2042, comparando-se com a apuração até 2017. As previsões ainda apontam que em 2031 o número de idosos deve alcançar a marca de 43,2 milhões, superando o número de crianças e adolescentes e, em 2042, a população da terceira idade deve girar em torno de 57 milhões.

Quedas domésticas são uns dos principais motivos que resultam na hospitalização dos idosos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% das quedas acontecem dentro de suas residências. Por isso é essencial que a casa seja preparada cuidadosamente para o morador. O time de arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, Pati Cillo, Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça dão algumas dicas.

Nesta fase da vida, os problemas de visão costumam ser comuns. Desta maneira, uma casa com ampla entrada de luz natural facilita a vida do morador. “Portas e janelas devem ser generosas para oferecerem o máximo de luz solar dentro da residência”, contam os profissionais.

Principal móvel da sala, o sofá precisa ser mais firme e duro, já que a coluna do morador da terceira idade deve ficar ereta. “Na hora de escolher a peça ideal para o projeto, busco por modelos em que o ângulo do idoso sentado esteja próximo à 90 graus e que os pés alcancem o chão”, recomendam.

Sem dúvida o quarto é um dos espaços mais utilizados pelo idoso. A altura da cama precisa dispor de altura adaptada para o morador. “Fazemos questão de acompanhar nosso cliente para experimentar os colchões e escolher a cama que esteja totalmente adaptada ao seu perfil”, revelam. Considerar a instalação de uma cabeceira agrega conforto para o morador apoiar as costas quando estiver sentado na cama.

Quando a cozinha é projetada para uma pessoa da terceira idade, bancada e mobiliário devem apresentar alturas específicas. Prateleiras e armários demandam instalação com altura média de 1,40m, de forma a proporcionar o acesso pleno. Fernanda recomenda aplicação de cores claras, pois facilita encontrar os objetos.

É no banheiro que mais acontecem acidentes e o ambiente precisa ser adaptado cuidadosamente. A instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são cuidados vitais. “Considero igualmente importante considerar a instalação de barras de segurança na área do lavatório e bacia sanitária, que normalmente é um modelo mais alto que o padrão”, completam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *